Qual a importância da comunicação na sua vida? Só quem passa por um processo de privação dela possui a exata dimensão de sua importância.
A comunicação é o meio de conexão entre você e o mundo. A forma pela qual expressa sentimentos, dúvidas, vontades e injustiças. Através dela aprendemos e crescemos. Sem ela ficamos no silêncio, calados e alheios.
Crianças surdas em idade de pré-alfabetização e com poucos recursos podem receber aqui toda atenção e ajuda de que necessitam e merecem.
Em funcionamento desde 1993, o Projeto DA é um programa de apoio a inclusão para crianças surdas que promove sua interação e socialização através da aquisição da Libras – Língua Brasileira de Sinais.
O programa auxilia crianças e suas famílias, fortalecendo seus vínculos sociais, instrumentalizando-os para acompanhar o desenvolvimento e inclusão social de seus filhos.
Nosso foco são crianças entre 2 e 6 anos de idade, socialmente vulneráveis e que experimentam desvantagem pessoal resultante da surdez.
Em processo de pré-alfabetização e descoberta do mundo, estas crianças realizam um esforço maior para compreendê-lo em razão de não possuírem nenhum instrumento de comunicação para se expressar e ser compreendido.
Contribuímos com a aquisição desta língua favorecendo a busca de oportunidades para o seu desenvolvimento adequado.
Proporcionar através de atendimento sócio-educativo a inclusão social de indivíduos portadores de surdez na sociedade.
ObjetivoO projeto DA está a serviço das necessidades e características de desenvolvimento de crianças surdas através da oferta de serviço socioeducativo, com o objetivo de favorecer o reconhecimento de sua identidade e a conquista de sua autonomia e colaborar com a aquisição de competências e habilidades que promovam a qualidade de vida do núcleo familiar e dos usuários do serviço, fortalecendo seus vínculos familiares. Além disso, adotamos os preceitos do Bilingüismo procurando viabilizar que o aluno chegue ao final desta etapa de aprendizagem instrumentalizado para ingressar no ensino fundamental inclusivo, como meio de garantir sua efetiva inclusão no contexto social.
Com abordagem objetiva e rica em recursos visuais, as crianças permanecem na BRASCRI em período integral participando de atividades lúdico-pedagógicas que propiciam seu desenvolvimento global e a aquisição e uso da LIBRAS (linguagem oficial reconhecida no Brasil para a comunicação com/entre indivíduos surdos).
Como estão em fase de pré-alfabetização, reconhecer e orientar o processo de formação da identidade e autonomia destas crianças é um fator determinante para o seu desenvolvimento como indivíduos surdos.
Promovemos este apoio ampliando às famílias o conhecimento e noção deste novo caminho.
Profissionais do serviço social, psicologia e fonoaudiologia debatem e compartilham parâmetros comportamentais e de relacionamento que colaborarão na busca de oportunidades e inclusão social destas crianças.
Para crianças que possuem menos de 2 anos e 10 meses de idade, oferecemos o Programa PROBIMC de interação Mãe-Criança que promove a estimulação precoce destas crianças para a aquisição de linguagem.
A exemplo do resultado de nossas ações, compartilhamos aqui alguns depoimentos de famílias que passaram pela BRASCRI e relatam o impacto do projeto em suas vidas. Como maior resultado do projeto podemos destacar o processo de transformação a que estas crianças e suas famílias são submetidas e realizam.
Testemunho da família de um ex-aluno do DA que hoje frequenta o Colégio Rio Branco.“Eu não mudaria nada no Projeto DA, pois jamais pensei que meu filho pudesse ter evoluído como ele evoluiu, pois em um ano meu filho já aprendeu vários sinais, o alfabeto, os numerais e as cores. Também está se tornando uma criança mais calma.” (Cristiane Pereira)
Depoimento da mãe do Kauan. Em um ano conseguiu passar pelo nível 01, e foi alçado ao nível 03.
“Embora seja o primeiro ano de meu filho e não possa comparar, só tenho a agradecer. Meu filho é outra criança. Gostaria de agradecer as atividades que lhe foram ensinadas. Obrigado pelo carinho e atenção”. (Marciene da Silva)
Em 2011 o aluno Pedro Lourenço Calaza Reis concluiu conosco seus quatro anos e foi encaminhado à escola pública paulista especializada em surdez para dar continuidade aos seus estudos. Em 2013, por sua competência e desenvolvimento foi aceito pelo Colégio Rio Branco onde continuará seus estudos até a faculdade. Segundo a mãe Selma e o pai Aniel:
“Tudo o que nós sabemos foi adquirido no Projeto DA o que facilitou a vida de todos nós.”
Esses testemunhos falam por si. O sucesso da criança depois que deixa o Projeto está no encaminhamento que fazemos à escolas municipais especializadas em Surdez e que garantem a continuidade dos estudos até o Ensino Médio.
Todos os colaboradores do Projeto são formados em pedagogia e necessariamente precisam comunicar-se em LIBRAS para garantir os objetivos do projeto.
Hoje a equipe é composta por profissionais ouvintes e profissionais surdos.
Proporcionar através de atendimento sócio-educativo a inclusão social de indivíduos portadores de surdez na sociedade.
Karina Regina da Silva Oliveira
Coordenadora Pedagógica Jr. do Projeto DA
Fone: 55 11 5548 1646
Fax: 55 11 5548 1853
Email: karinaregina.brascri@uol.com..br
Toda ajuda é bem vinda.
Colabore com a BRASCRI sendo um voluntário, participando de nossos eventos ou efetuando doações. Nosso coração agradece!
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