Imagine a satisfação de uma criança em ter a oportunidade de escrever um livro, vê-lo ser publicado e participar de uma tarde de autógrafos, reunindo familiares e amigos. Este foi o ambiente criado em mais uma das atividades da Sala de Leitura, do projeto EDUC.
Ao longo do segundo semestre de 2017, uma iniciativa da educadora Luciana, colaboradora da BRASCRI que atua no Projeto EDUC, com a professora de língua portuguesa da Escola Estadual México, Natália, proporcionou o surgimento de novos autores nas turmas do 6º ano.
Em uma parceria com o projeto Estante Mágica, que ofereceu a metodologia para o desenvolvimento da atividade, os alunos participaram de oficinas com diversas temáticas para que pudessem ter subsídios para o desenvolvimento das histórias. Os mesmos foram incentivados à escreverem suas primeiras obras literárias.
As famílias também foram envolvidas no processo. Como lição de casa, os alunos pediram ajuda aos pais para desenvolverem suas biografias.
Após os alunos concluírem suas obras, os livros foram diagramados pelo projeto Estante Mágica. A BRASCRI contribuiu com a impressão de 80 exemplares e uma parceria foi estabelecida também com o Consulado Mexicano, que comprou alguns livros e doou para os pais dos novos autores.
Para fechar a atividade com chave de ouro, a escola abriu suas portas para os pais e comunidade, no dia 23 de novembro, realizando uma tarde de autógrafos, em que os alunos-escritores puderam autografar suas obras.
participei deste projeto no ano de 2005 na Escola David Zeiger