Foi proposto aos alunos que relembrassem a importância da linguagem formal no âmbito empresarial, retomando as técnicas já estudadas e trabalhadas dentro do curso oferecido pela BRASCRI. Técnicas de aprendizagem já estudadas em ética e cidadania, mercado de trabalho, informática e língua portuguesa para desenvolvimento de habilidades de cada competência.
Sabendo-se que a língua portuguesa é compreendida como segunda língua para alunos surdos, procuramos juntos compreender apenas o que envolve seu entorno, a fim de que os alunos pudessem transpor a mensagem da proposta que compreendia a comunicação formal, cabendo-se da própria linguagem dos alunos, a LIBRAS, e retomando a importância de deixar o mais perto possível da compreensão escrita que os idiomas pudessem chegar, entendendo a necessidade de correções mais minuciosas e o trabalho da incessante busca por palavras desconhecidas aproximando-as a libras e ao próprio conhecimento empregado em língua portuguesa, para um crescimento no vocabulário e compreensão no que remete aos sinais para identificá-lo e assim estabelecer relações e semelhanças entre os dois idiomas.
Os alunos puderam juntos encontrar maneiras de desconstruir textos buscando formas de construir o seu próprio entendimento, por meio de frases construtivas, busca por traduções mais próximas através de dicionário, imagens e pesquisas para norteá-los ao embasamento de suas ideias e desenvolvimento da proposta.
Instrutora do curso de português:
Jéssica Alves de Carvalho